Sustentabilidade

O futuro é sustentável.

A Rio Ave tem uma forte preocupação com a aplicação da Sustentabilidade em seus empreendimentos, desde seus residenciais aos empreendimentos corporativos. Sabendo da importância de seu papel na sociedade, a Rio Ave investe em novas tecnologias a cada empreendimento para garantir menos impacto ambiental tanto na construção quanto na vida útil do edifício.

As atitudes responsáveis são simples, mas de total eficácia, que vai desde o reaproveitamento da água da chuva à tecnologia dos vidros que trazem iluminação natural sem permitir a entrada do calor. Nossas construções combatem o desperdício e garantem a economia de recursos naturais e importantes como a água e a energia.

Padrão Rio Ave de Sustentabilidade

Rio Ave - Energia

Ambiente interno

Iluminação natural. Projetos que contemplam fachadas tipo cortina de vidro, usando a luz artificial apenas como complemento da natural.

Rio Ave - Energia

Energia

Uso racional e, preferencialmente, de energia renovável. Lâmpadas econômicas e sensores de presença nas áreas comuns. Elevadores com controles de fluxo. Soluções eficientes para sistemas de climatização.

Rio Ave - Água

Água

Tratamento de reuso através da captação de água de chuva para uso na irrigação do jardim, banheiros e no sistema de climatização, minimizando a extração de recursos naturais.

Rio Ave - Água

Lixo

Central para coleta seletiva de lixo

Consciência Verde

Consciência Verde

Implantação de jardim vertical ou telhado verde, auxiliando na redução de emissão de CO2, combatendo o efeito das ilhas de calor, contribuindo para a retenção de água e embelezamento da cidade.

O MAIOR TETO VERDE DO BRASIL ESTÁ EM RECIFE!

O primeiro empreendimento da Rio Ave a receber essa tecnologia é o Empresarial Charles Darwin, que está sendo erguido na Ilha do Leite e integra o Complexo Rio Ave Corporate. O teto jardim do Charles – quando estiver concluído - terá 2.800 mil metros quadrados de área verde e conseguirá armazenar 95 mil litros de água, além de sequestrar 14 toneladas de CO2 ao ano.

Essa alternativa trata-se de uma cobertura vegetal com canteiros de espécies variadas que é aplicada no teto do imóvel e edifício garagem, com sistema de irrigação e de fácil manutenção, ajudando a reduzir a temperatura interna e garantindo um melhor aproveitamento da água das chuvas.

Essa iniciativa sustentável da Rio Ave foi iniciada antes mesmo da Lei Municipal 18.112/2015 ter sido sancionada na cidade do Recife. Essa lei obriga que os projetos de edificações habitacionais multifamiliares com mais de 4 pavimentos e não-habitacionais com mais de 400m² de área de coberta deverão prever a implantação de telhados verdes em sua estrutura.

Benefícios

Entre outros benefícios, o teto verde ajuda a diminuir as “ilhas de calor” urbanas; auxilia no sequestro de Carbono (CO2) da atmosfera, combatendo o aquecimento global;absorve cerca de 40% da água das chuvas, reduzindo o impacto sobre o sistema de drenagem das cidades; aumenta a durabilidade da impermeabilização, por proporcionar maior estabilidade térmica na laje; gera economia de energia e de água gastas no sistema de ar-condicionado no último andar, por diminuir o calor transmitido para baixo; e cria novos espaços verdes agradáveis para visualização e convívio da comunidade local e até para o cultivo de alimentos orgânicos, através de hortas e pomares.

Além do Empresarial Charles Darwin, na Ilha do Leite, a iniciativa também é adotada no Boa Viagem Corporate, em Boa Viagem, e no Cabo Corporate Center, no Cabo de Santo Agostinho. Haverá, também, pequenos tetos verdes nas obras do Residencial Lincoln Avenida e Innside Barra, que estão em andamento.

AFC SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Uma empresa do grupo Rio Ave, atuante desde 1968 no mercado Pernambucano, a AFC foi fundada em 2011 e iniciou sua operação em 2012 com o objetivo de oferecer Soluções Ambientais para realização de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Sanitários e Industriais. Conta com Estação de Tratamento de Efluentes e Laboratório próprios, com tecnologia de ponta. Seus serviços de gerenciamento de resíduos seguem rigorosos procedimentos que conferem segurança e garantem a correta destinação de todo material recolhido.

Para manter esse padrão de qualidade, a AFC SOLUÇÕES AMBIENTAIS se propõe a atuar desde a Coleta dos Resíduos, através da AFC LOGÍSTICA AMBIENTAL, até sua destinação final. O desenvolvimento destas atividades leva em conta as características específicas dos Resíduos Sólidos e Efluentes, sendo obedecida rigorosamente à legislação ambiental vigente.

Além de seu escritório comercial no Recife, a AFC Soluções Ambientais possui uma área industrial de 74.000 m² localizada no Cabo de Santo Agostinho/PE, com instalações especialmente desenvolvidas para atender a clientes de todos os portes.

A AFC Soluções Ambientais e Logística Ambiental contam com uma equipe especializada na área de Gerenciamento, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos. São Administradores, Engenheiros Químicos e Ambientais, Gerente de Operações, Técnicos do Meio Ambiente e de Segurança, Motoristas e Auxiliares de Serviços Gerais, preparados para atender as necessidades de cada cliente.

Para garantir a segurança e pontualidade em todas as etapas do processo, a AFC Logística Ambiental dispõe de frota própria monitorada por GPS online controlando a coleta, transporte e destinação de resíduos, dentre os quais caminhões especiais para a coleta de Resíduos Industriais, comerciais, líquidos, perigosos (Classe I) e entulhos.